Páginas

Classes sociais e estratificação



Estratificação social: Entendemos que é distribuição de indivíduos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas em uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papeis que desempenham na estrutura social.
 Assim podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas altas (classe A), média (B), ou inferior (classe C),que correspondem a graus diferentes de poder, prestígio e riqueza.
 Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas. Dessa forma, os grandes empresários, donos de terras, banqueiros e grandes comerciantes estão no topo da sociedade por disporem de uma grande quantidade de capital. Desse nodo os trabalhadores estão na parte inferior da sociedade, por disporem unicamente de sua força de trabalho.
Entretanto, dentro dessa mesma sociedade os indivíduos podem desempenhar outros papeis e alcançar novas posições sociais, relacionados com a religião que praticam, o partido político em que militam, as funções sociais que desempenham, a profissão que exerce e outras atividades.
VAMOS CLASSIFICÁ-LAS 
PRINCIPAIS TIPOS DE ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL:
ESTRATIFICAÇÃO ECONÔMICA: É definida pela posse de bens materiais, isso faz com quer haja pessoas ricas, pobres e em situações intermediárias.
ESTRATIFICAÇÃO POLITICA: É estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos       que tem poder e grupos que não tem).
ESTRATIFICAÇÃO PROFISSIONAL: É baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Ex.: Uma profissão de um médico é muito mais valorizada que a de um pedreiro.
A ESTRATIFICAÇÃO ECONÔMICA: 
As pessoas são divididas conforme seu nível de renda. 
Grupos divididos em camadas hierarquizadas, isto é, uma superior uma intermediária e uma inferior, como mostra o gráfico abaixo:


A pirâmide mostra como uma sociedade está dividida em camadas sociais, mas não é em todas as sociedades que essas camadas são divididas desse jeito. 
Dependendo do tipo de sociedade estas camadas podem ser divididos em:
  • Castas (como na Índia);
  • Estamentos ou estado ( Europa durante o feudalismo);
  • Classes sociais ( soc. capitalistas).
CASTAS SOCIAIS:
Existem sociedades em que indivíduos nascem numa camada social mais baixa, mais que com o decorrer de tempo ele pode alcançar o "topo". Esse fenômeno é conhecido como mobilidade social.
Existem sociedades que indivíduos mesmo usando toda a sua capacidade e empregando todos os esforços, o indivíduo não consegue alcançar uma posição social mais elevada. nesse caso sua posição social foi herdada por ele assim que nasceu independente de sua vontade. Ele vai carregar essa posição para o resto de sua vida.
A sociedade da Índia é estratificada dessa maneira. Há séculos que  Índia está distribuída em um sistema social rígido e fechado, que não oferece menor possibilidade de mobilidade social. Esse é o sistema de Castas.
Um indivíduo nascido em determinada casta permanece nala pro resto de sua vida. Sua posição social é definida ao nascer. 



  • Brâmanes: sacerdotes e os mestres da erudição sacra. Eles compete preservar a ordem social, estabelecida por orientação divina;
  • Xátrias: Guerreiros que formam a aristocracia militar;
  • Vaixás: Comerciantes, artesões e camponeses;
  • Sudras: Trabalhos manuais e tarefas servis. Servem as três castas superiores;
  • Párias: Miseráveis, desprovidos de direitos sem profissão definidas. São despresados pelas demais crenças. Eles não podem se banhar o rio Guanges, e nem ler os Vendas (livros sagrados do Hindus.
Embora o sistemas de castas tenha sido abolidos em 1947, quando a Índia conquistou a independência, mas basta percorrer o país pra ver que na prática, o antigo regime continua vivo.
ESTAMENTOS OU ESTADOS
O estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém um pouco mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social e difícil mas não impossível.
Na sociedade feudal, a ascensão era possível nos raros casos em que a igreja recrutava seus membros entre os mais pobres; no caso de um rei conferir um título de nobreza a um homem do povo; ou, ainda se a filha de um rico comerciante se casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.
CLASSE SOCIAL
Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismodesenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.
A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. É do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o género de vida e numerosas características culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades políticas e ideológicas.


5 comentários: