Páginas

Capitalismo X Socialismo

Capitalismo X Socialismo.

Capitalismo e Socialismo. Dois sistemas econômicos com características tão antagônicas que são usados como opostos um do outro.
Afinal, o que é um sistema econômico? Pode ser definido como um sistema com um conjunto de regras que irão reger a economia de algum local. Apesar de o nome ser sistema ECONÔMICO, este interfere não apenas na economia mas também na política e até na cultura de um povo. Todos sabem que o sistema econômico predominante em nosso mundo é o Capitalismo, mas nem sempre foi esse. Em ordem foram: Primitivismo, Escravismo( não o de escravos negros mas o de escravos de guerra e de dívida), Feudalismo e por fim o Capitalismo.
 O Capitalismo tem como base a obtenção de lucro através da exploração do trabalhador. Os defensores do Capitalismo afirmam que é um sistema econômico ótimo pois nele você é livre. Nada mais falso do que essa afirmação. O Capitalismo é bom apenas para quem tem dinheiro, mas para os mais pobres é algo torturante. Não se pode negar que o Capitalismo traz bastante desenvolvimento e cria a Globalização (o mundo inteiro é conectado, um produto produzido na China pode ser vendido no México, por exemplo). Mas o Capitalismo gera muitos miseráveis-esses estão em situação mais crítica que os pobres, não tendo o que comer ou beber.
Aí surge Karl Marx. Ele observa o quanto o Capitalismo pode ser ruim e através de seus estudos ergue o projeto de um novo sistema econômico: o Socialismo, totalmente contrário ao Capitalismo. O foco do Socialismo não é o lucro e sim a sociedade como expressa seu nome. O Socialismo teve vários tipos: O Utópico-pregava uma sociedade perfeita, sem desigualdades sociais e por isso mesmo recebeu o nome de Utópico (utopia é sinônimo de sonho, algo que dificilmente irá acontecer). O Socialismo defendido por Karl Marx era o Socialimo Científico- que pregava a socialização dos meios de produção (ou seja, não haveria empresas com donos, tudo era de todos), pregava a luta de classes ( o povo iria fazer de tudo para obter seus direitos e o governo seria apenas para obedecer o povo).
Com características tão diferentes, se tornaram rivais. Mas nada que preocupasse demais o Capitalismo, pois o Socialismo era apenas uma tese, ainda não estava em prática. Pelo menos, não ainda. Porém, a Rússia aderiu ao Socialismo através da Revolução Bolchevique e adotou o tipo de Socialismo chamado de Socialismo Real (havia um ditador mas o povo não sofria por miséria já que o governo deixava vários serviços básicos de graça e de boa qualidade). A Rússia cresceu muito e após o fim  da 2 Guerra Mundial, apenas dois países haviam sobrevivido firmes e fortes: Os Estados Unidos e a Rússia ( A União Soviética ou U.R.S.S.). Apartir daí esses dois países iriam disputar pelo poder e pela hegemonia do mundo: Os E.U.A no Oeste, Capitalistas e a U.R.S.S. no Leste, Socialistas. Assim começa a guerra entre E.U.A. E U.R.S.S., entre Oeste e Leste, entre Capitalismo e Socialismo: A Guerra Fria.

A Guerra Fria foi diferente de todas as outras. E.U.A. e U.R.S.S. investiam pesadamente em armas e mais armas. Chegaram em um ponto que as duas juntas podiam destruir o mundo inteiro e mais alguns mundos. Mas felizmente eles não usaram essas armas. Era mais ou menos assim, ambos tinham imenso poder armamentista mas tinham medo de usar no rival porquê se o rival resolvesse revidar tudo estaria acabado. Por isso existe a denominação Guerra Fria, estavam em guerra mas nunca houve confronto direto. A Guerra Fria foi um período de tensão mundial, pois se os ataques começassem, o mundo iria ser destruído. Mas no fim, a U.R.S.S. passou por várias crises e acabou perdendo a guerra, tornando o nosso mundo predominantemente Capitalista (com excessão da China, Coréia do Norte, Cuba e Vietnã).
Pessoalmente, eu defendo o Socialismo mas não o que aconteceu na U.R.S.S. e sim  o Socialismo Científico, para acabar com a divisão de classes e promover a desintegração da miséria e da pobreza, com uma sociedade mais justa. Mas não defendo um Socialismo radical em que o mercado deva permanecer fechado ( um mercado fechado impede um país de comprar ou vender produtos de fora, passando a depender apenas de seus próprios produtos).
Karl Marx usou duas teses para criticar o Capitalismo, uma delas foi a Mais-Valia, que diz que o trabalhador produz uma quantidade de dinheiro grande e não recebe nem metade desta, mesmo sendo ele que produziu. Na tirinha abaixo você pode ver perfeitamente:

34 comentários:

  1. Com certeza tbm defendo o socialismo, pois o capitalismo: o principal objetivo é o lucro, enquanto a sociedade fica no recanto esperando mudanças que só ficam na ilusão de um país melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível criticar totalmente o capitalismo, só a mentalidade egoísta e egocêntrica das pessoas, pois até agora o capitalismo foi a política econômica que funcionou melhor.

      Excluir
    2. o egocentrismo é uma qualidade 'quase que exclusiva'
      do capitalismo.

      Excluir
    3. e nesse mundo de fantasia, aonde todos ganha a mesma coisa. Quem vai trabalhar para gerar produto/serviço/renda para manter esse sistema?

      Excluir
    4. E foi a falta da busca pelo lucro que fez o Socialismo quebrar em muitos lugares

      Excluir
    5. Esses comunistas e essa ilusão de liberdade.. Ou falta de vontade de trabalhar? Amigo quem quer? Corre atrás se vira!!!.. se hoje a tecnologia evoluiu a medicina aumentou a longevidade a porra toda.. AGRADEÇA aos filhos da puta que ralam todos os dias e querem ser ALGO ALEM do normal e se superam a cada dia! Em uma merda de um país comunista um médico que estuda a vida toda e um porteiro comem (200g de frango por semana em país comunista todo mundo passa fome) vivem do mesmo jeito..Qual é o estímulo do cara se matar de estudar e se superar a cada dia ir além e sem uma recompensa pelo seu esforço... DINHEIRO é uma recompensa pelo seu TRABALHO..enquanto simplesmente seu "vizinho" "porteiro"está curtindo uma vida pacata vendo uma TV (acho que poucos em um país comunista tem acesso né)... fazendo porra nenhuma ...Não sei, eu gosto de poder comprar o que eu quero com meu ESFORÇO e ter a liberdade e o ESTÍMULO que se eu virar a noite estudando e trabalhando (fazer além e me superar) eu vou conseguir conquistar as coisas com muita força e suor do MEU ESFORÇO! Temos muitos exemplos de superação de gente que VEIO DE BAIXO com MUITO TRABALHO e esforço hoje tem seu CONFORTO, todos tem direito de poder ter UM CONFORTO a mais pelo seu mérito e recompensa de esforço.. e em não quer TRABALHAR (Viver sem o estresse da competição do capitalismo) e viver assim... é vagabundo e se mude pra Cuba e mora 10 anos lá naquela merda que vc vai voltar pianinho! Porque aquilo é um Inferno comunista e ESCRAVO de verdade!

      Excluir
    6. Como os Capitalistas quiserem chamar o Socialismo. A China, uma das maiores economias do mundo adota até hoje esta politica. O resultado disso foi o socialismo de mercado utilizado pela China até os dias de hoje, onde há uma forte presença do capital em praticamente todos os setores da sociedade, mas também há grande preocupação com as desigualdades sociais e com os avanços da sociedade civil.

      Excluir
    7. O socialismo é uma utopia, não há uma forma prática e concreta desse sistema na hora que sai da teoria, não se sustenta como governo em lugar nenhum ao longo da história. A China é um país de economia mista (sociocapitalista) alta produtividade, mas a qualidade de vida e de trabalho do povo são péssimas, talvez esteja ai o motivo de produzir tanto... Sou a favor do capitalismo, não é um sistema justo mas há a possibilidade de mudança social e no socialismo não há qualquer possibilidade.

      Excluir
  2. eu tam bem defendo o capitalismo, devido que ele tem sido o melhor meio de sobrevivencia da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também apoio o capitalismo, mas não concordo com oque você diz, para os pobres o socialismo seria a melhor opção; devido a mínima desigualdade social existente nesse sistema e o máximo de feitos possíveis para com que uma pessoa pobre possa ter uma boa vida.

      Excluir
    2. Concordo com vc.

      Excluir
  3. Ambas as formas de sistemas econômicos dependem do estado para o seu sucesso , um socialismo funciona com o capital indo para o estado para ser dividido igualmente para as pessoas , e o que aconteceria se existissem corruptos no poder? Nosso dinheiro seria desviado para a compra de coisas inúteis como viagens e outras coisas , diferente de ser usadas no investimento de setores públicos em decadência , como a saúde ou a educação. E sim , o capitalismo pode existir sem que tenham desigualdades socias, isso depende do estado , se não existirem corruptos no poder isso se tornará uma realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc o que vivenciamos não é culpa de um sistema econômico e sim de um sistema corrupto que não se importanta com famílias carentes

      Excluir
    2. Concordo com vc o que vivenciamos não é culpa de um sistema econômico e sim de um sistema corrupto que não se importanta com famílias carentes

      Excluir
    3. Não existiria corruptos no poder, vale lembrar a ideia de que no socialismo o 'governo' representa o povo, sendo assim não existe o real poder; Quem 'comanda'é a classe proletaria que no meu pensamento ja sofreu muito para fazer o mesmo com os outros.

      Excluir
  4. O capitalismo só não funciona bem nos países onde reina a corrupção e onde a alta carga de impostos e juros massacra empresários e trabalhadores que não recebem o retorno destas tributações. Pagam tributações de países escandinavos e recebem serviços públicos de países africanos. Isto sim é que gera a desigualdade social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABENS VC E MUITO INTELIGENTE GOSTEI

      Excluir
    2. Muito bem, é justamente esse o problema de alguns países capitalistas, como no Brasil, sofremos com os altos impostos e com o baixo salário mínimo, somos o segundo país do mundo com as maiores taxas de impostos, e vivemos em situação de calamidade, na seguranca, nos hospitais, nas escolas, esse país é subdesenvolvido e está longe de ir para a lista dos desenvolvidos.

      Excluir
  5. na minha opiniao, nao existe um pais que seja totalmente capitalista ou um pais que seja totalmente socialista.nem os estados unidos e totalmente capitalista, eles estao sempre tentando tomar atitudes socialista como por exemplo:construir hospitais para pessoas necessitadas e o brasil tambem.no caso de cuba, els tambem tem atitudes socialista, o governador fidel castro esta no poder a quase 50 anos e isso o torna o mais poderoso do pais, fora isso cuba e totalmente socialista, mas e quanto aos outros paises?

    ResponderExcluir
  6. Incrível como socialistas falam sobre o capitalismo como algo horrível, acham que o socialismo é algo real...

    ResponderExcluir
  7. bando de retardado da porra vão votar na dilma seus leso essa porra tem que ser aecio neves neles

    ResponderExcluir
  8. Sua publicaçao nao passa de uma grande mentira! no socialismo nenhum pobre enriquece, mas sim o rico quem apobrece. como ja vem o nome, socialismo, tudo é dividido entre todos. ou seja. ngm tem a oportunidade de crescer economicamente e socialmente alem de que o indce de desenvolvimento fica estagnado. num sistema capitalista temos serviços privados, mas msm sendo privado nao quer dizer q só uns possam usar ( ai virá o esquerdista dizendo q qm n tem dinheiro n pode usar destes serviços). poder qualquer um pode, oq falta é o capital que no capitalismo ao contrario do socialismo vc tem a liberdade de batalhar e conseguir seu proprio capital, ja onde no socialismo alguem q da duro tem de dividir todo o seu trabalho com alguem q fica parado. um vagabundo. portando o unico sistema socialista que funcionaria e q funcionou foi o russo.pois quem nao produzisse mais do que consumisse era morto pois vivia as custas do estado e n era merecedor.e esse proprio ponto contradiz todo o socialismo em sí, pois se ele surgiu para ajudar a todos n deveria matar aos seus prorpios contribuintes msm q contribuam pouco. e ent pessoas q pensaram por esse lado de "nao ao genocidio" manteram o socialismo porem sem exterminar os "vagabundos" e ent surge como nos vemos hj um país pobre como Cuba. marionete de todos ... e agr me pergunto... se a Russia, primeiro país a implantar o socialismo e o defendeu tanto acabou por se render ao capitalismo, pq vcs, esquerdistas n desistem em defender um sistema falio?

    ResponderExcluir
  9. CHINA é Socialista. Vai lá ver quantas horas eles trabalham por dia. SÃO ESCRAVOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem a China é Socialista apenas no modo de governar,porque lá o seu modo de produzir negociar entre outros é Capitalista, só observar Hong Kong. Mas enfim, os chineses penam com o Socialismo na Cjina

      Excluir
    2. Bem a China é Socialista apenas no modo de governar,porque lá o seu modo de produzir negociar entre outros é Capitalista, só observar Hong Kong. Mas enfim, os chineses penam com o Socialismo na Cjina

      Excluir
  10. Em teoria o socialismo é bom, isso é inegável. No entanto, vejam os exemplos que temos de socialismo, como a Fernanda acima pontuou: a China é socialista mas não se interessa com o bem de sua sociedade. Vejam a Coréia do norte também. Enfim, cumprido à risca, seria um ótimo sistema econômico, no entanto, pessoas se corrompem, principalmente governantes, assim, do socialismo para a opressão com fins de ganhos pessoais seria apenas um passo. O ideal é cobrar dos nossos governantes o retorno dos impostos, a fim de se reduzir a desigualdade. Pois é possível ter saúde e educação públicas de qualidade dado a quantidade de impostos que pagamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socialismo não é bom não, pois ele dá poder ao Estado e historicamente o Estado só faz coisa errada, é corrompido e administra o dinheiro de forma extramente incorreta, o capitalismo junto de um Estado minimo é a melhor opção pois as necessidades da população é melhor atendida pelos empresários os mesmos que tentam lucrar a todo custo criando uma competitividade entre eles fazendo com que melhore a eficiência e tecnologia dos produtos, nesse sistema até os pobres acabam ganhando pois eles acabam tendo mais acessoa produtos mais baratos e de melhor qualidade por conta da eficiência empregada pela iniciativa privada, um exemplo simples são os supermercados de países socialista e países capitalistas onde se tem produtos de varias marcas,tipos, preço e qualidades diferentes onde o produto que não for necessário pela população sai de mercado e só ficam as coisas que as pessoas necessitam. Outro fator do capitalismo é a criação de empregos como existem muitos empresários interessados em ganhar dinheiro os mesmos começam a investir mais em outros setores gerando empregos etc...

      Excluir
  11. Discordo totalmente quando você diz que na Revolução Bolchevique havia um ditador, mas não havia miséria. Algumas pessoas viraram "CANIBAIS", pois a fome era intensa, verdadeira situação de penúria, e sou obrigado a ler que tinha um ditador, mas não havia miséria. Preciso lhe dizer querido, que antes de escrever um artigo, é necessário uma análise pormenorizada dos assuntos a serem descritos. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Esses comunistas e essa ilusão de liberdade.. Ou falta de vontade de trabalhar? Amigo quem quer? Corre atrás se vira!!!.. se hoje a tecnologia evoluiu a medicina aumentou a longevidade a porra toda.. AGRADEÇA aos filhos da puta que ralam todos os dias e querem ser ALGO ALEM do normal e se superam a cada dia! Em uma merda de um país comunista um médico que estuda a vida toda e um porteiro comem (200g de frango por semana em país comunista todo mundo passa fome) vivem do mesmo jeito..Qual é o estímulo do cara se matar de estudar e se superar a cada dia ir além e sem uma recompensa pelo seu esforço... DINHEIRO é uma recompensa pelo seu TRABALHO..enquanto simplesmente seu "vizinho" "porteiro"está curtindo uma vida pacata vendo uma TV (acho que poucos em um país comunista tem acesso né)... fazendo porra nenhuma ...Não sei, eu gosto de poder comprar o que eu quero com meu ESFORÇO e ter a liberdade e o ESTÍMULO que se eu virar a noite estudando e trabalhando (fazer além e me superar) eu vou conseguir conquistar as coisas com muita força e suor do MEU ESFORÇO! Temos muitos exemplos de superação de gente que VEIO DE BAIXO com MUITO TRABALHO e esforço hoje tem seu CONFORTO, todos tem direito de poder ter UM CONFORTO a mais pelo seu mérito e recompensa de esforço.. e em não quer TRABALHAR (Viver sem o estresse da competição do capitalismo) e viver assim... é vagabundo e se mude pra Cuba e mora 10 anos lá naquela merda que vc vai voltar pianinho! Porque aquilo é um Inferno comunista e ESCRAVO de verdade!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal incapaz quer dividir o dinheiro dos outros. sao sses incapazes que nao querem trabalhar, os invejosos da riqueza alheia.

    ResponderExcluir