Páginas

Sociologia; Comunidade, sociedade e cidadania

COMUNIDADE, SOCIEDADE, CIDADANIA

Comunidade: Grupo ou conjunto de grupos sociais que ocupam uma área relativamente pequena, geograficamente delimitada, cujos membros estão ligados entre si por laços de sangue e mantêm a mesma herança cultural e histórica.
Sociedade: Coletividade organizada e estável de pessoas que ocupam o mesmo território, falam a mesma língua, compartilham a mesma cultura, são geridas por instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual e desenvolvem atividades produtivas e culturais voltadas para a manutenção da estrutura que sustenta o todo social.
COMUNIDADE E SOCIEDADE
Para o sociólogo alemão Ferdinand Tönnies, a comunidade é definida pelo ato de “viver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo”, como na família, nos grupos de parentescos, na vizinhança e na aldeia camponesa. Já sociedade é definida como “vida pública”, como uma associação na qual se ingressa consciente e deliberadamente. Nas comunidades, os indivíduos estão envolvidos como pessoas completas, que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo. Nas sociedades, os indivíduos também se encontram envolvidos entre si; mas a busca da realização de certos fins é específica e parcial. Uma comunidade é unida por um acordo de sentimentos ou emoções entre pessoas, ao passo que a sociedade é unida por um acordo racional de interesses, ou seja, por regras ou convenções racionalmente estabelecidas. Assim, a comunidade é um tipo de agrupamento humano no qual se observa um elevado grau de intimidade e coesão entre seus membros. Nela predominam os contatos sociais primários e a família tem um papel especial.
A sociedade, em contrapartida, é formada por um conjunto de leis e regulamentos racionalmente elaborados. É o que acontece, por exemplo, nas grandes sociedades urbanas industriais. Ali, as relações sociais tendem a ser formalizadas e impessoais; os indivíduos não mais dependem uns dos outros para seu sustento e estão muito menos comprometidos moralmente entre si.
Portanto, a expressão sociedade designa agrupamentos humanos que se caracterizam pelo predomínio de contatos sociais secundários e impessoais, próprios para sociedade industrial, em que há uma complexa divisão do trabalho e o estado é sustentado por forte aparado burocrático.
CIDADANIA
Segundo o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), “cidadão é um indivíduo que tem consciência dos seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação (...). A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência do seu poder”.
Aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo, nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo (o país onde ele mora, por exemplo) o reconhece como cidadão. Ninguém nasce cidadão, mas torna-se cidadão pela educação. Cidadania é, nesse sentido, um processo que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitos humanos, não como algo pronto, acabado; mas, como aquilo que se constrói.
Se todos os seres humanos tornarem-se conscientes de que são cidadãos do universo capazes de tratar com respeito à natureza e seus semelhantes, certamente teremos em nosso planeta não apenas um ambiente saudável e equilibrado, mas também um ambiente ético, livre da violência e de outros comportamentos doentios de algumas pessoas.

22 comentários:

  1. MUITO BOM, GOSTEI... E COPIEI ALGUMAS COISAS P EU ESTUDAR MAS TARDE MAS. OBRIGADA .

    ResponderExcluir
  2. QUEBRA BASTANTE A CABEÇA, MAIS É BASTANTE LEGALZÃOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI E APROVEITEI BASTANTE COISAS....MUITO PROVEITOSO !!PARA MIM FOI ÓTIMOOO.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome e lucas feijao , gostei muito deste texto e foi muito útil para meus estudos , vou me despedindo e deixando uma abraço .. um abraço do seu amigo lucas , ate mais , tchau ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,nossa também achei este texto muito legal,ele me ajudou de verdade com meus estudos estou muito satisfeito rsrs. Até mais amiguinho

      Excluir
  5. Valeu ae galerinha do mal, tenho um trabalho de sociologia sobre isso, ajudou muito VLW E FLWS

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, foi útil para meus estudos.

    ResponderExcluir
  8. Bom o carai muito ruim kkkk

    ResponderExcluir
  9. puta que pariu curti pra caralho gozei d mais de tao bom que ta , haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa delicia , acabei de peidar ... beijos galera

    ResponderExcluir
  10. haaaaaaaaaaaaaaa tbm peidei caraca mlk tu é d mais , quero bater uma pra vc beijao lucca

    ResponderExcluir
  11. quero ter um filho com a dilma

    ResponderExcluir
  12. seu lixo parece uma buceta inchada essa sua cara

    ResponderExcluir
  13. eae galera q ta fazendo trabalhinho de escola em cima da hora , quero q vcs se fodam seus fdps do caraio tomara q sua mae esbarre na minha rola pra vc ter outro irmao bjs e boa soorte galera

    ResponderExcluir
  14. que bosta esse satie nao tem tudo quem publicou so pra conta vc e burro

    ResponderExcluir
  15. vai vc seu filho duma puto seu desgracado caralho enfeliz se gay mizeraveo desgracado vai tomar no c+

    ResponderExcluir
  16. ESSE SAITE E TUDO DE BOM PODE VER QUE VC NAO VAI SE ARREPENDER COLEGA ..SO VIADO TO COM VONTADE DE DAOO cU

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito dessa contribuição. Nao só contribuiu na minha vida académica, mas sim como conhecimento que qualquer sujeito deve ter.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessa contribuição. Nao só contribuiu na minha vida académica, mas sim como conhecimento que qualquer sujeito deve ter.

    ResponderExcluir