Páginas

Sociologia: Convivência humana

A CONVIVÊNCIA HUMANAOs contatos sociais e o isolamento social.
É interessante notarmos que o homem é ser social por natureza, sendo que isso só se torna real quando esse esta vivendo em sociedade.
Além disso, todo homem nasce como membro de um pequeno grupo, que é a família. Posteriormente esse passa a pertencer a outros grupos, como o de: amizade, de vizinhança, o da escola, da igreja, da cidade, dos grupos profissionais
Conseqüentemente, tanto do ponto de vista social, como do ponto de vista biológico, a vida social, em grupos e em sociedade, é condição de sobrevivência da espécie humana.
Outro ponto destacado pelo autor diz respeito ao fato de que: o homem vivendo em sociedade adquire a natureza social, formando e desenvolvendo sua personalidade; levando-o a criar uma cultura, através da qual ele satisfaz as suas necessidades, adaptando-se ao meio ou modificando-o. E mais, vivendo em sociedade, o homem está em permanente interação com seu semelhante, estabelecendo relações sociais, adquirindo consciência grupal, onde o resultado da convivência social, caracterizada por interações mentais e conscientes entre os indivíduos.
Já na segunda parte do texto é destacado que os contatos sociais são definidos como fases incipientes das associações humanas, através dos quais ocorrem as interações sociais; produzindo os seguintes resultados:
- no indivíduo: socialização; estimulação da inteligência, libertação dos indivíduos dos costumes cristalizados; auxilio para a solução de problemas novos;
- no grupo: justaposição de povos, costumes, instituições sociais e mudanças sociais; aumento dos problemas, podendo levar até à desorganização social.
É importante realçarmos que o aumento de problemas sociais deve-se ao contato com sociedades diferentes, que apresentam valores e padrões de comportamento até antagônicos. Assim, de acordo com W. I. Thomas e Florian Znaniecki entenderam a desorganização social como uma diminuição da influência das regras vigentes de comportamento sobre os membros do grupo.
Outra definição ditada no texto diz que a desorganização social é dada pela sociedade que, diante de seus problemas, perde a capacidade de restabelecer o comportamento anterior.
Além disso, os contatos sociais podem ter as seguintes bases:
- físicas: são aquelas fundadas em percepções sensitivas, isto é, aqueles que são estabelecidos por meio da visão, olfato, audição e tato.
- Psíquica: são aquelas que supõem uma troca de idéias ou emoções entre os indivíduos; a qual estabelecida muitas vezes por meio do simbolismo verbal.
- Psicofísicas: são aqueles contatos humanos que abrangem também os contatos psíquicos.
E mais, os contatos humanos podem ser :
- diretos: que são aqueles que são estabelecidos de indivíduo para indivíduo, sem intermediários, e com a percepção física do mesmo;
- indiretos: são aqueles onde existem intermediários ou meio técnicos.
Agora, de acordo com os sociólogos americanos Cooley, Summer e Shaler os contatos podem ser ainda classificados em:
- PRIMÁRIOS: são aqueles que supõem associação intimam e neles as sensações auditivas e visuais estão sempre presentes; como os da família, dos grupos de vizinhos, das vilas e pequenas cidades e dos grupos de amizade;
- SECUNDÁRIOS: são aqueles caracterizados pela maior distância social existente entre os indivíduos que entram em contato; como o cobrador e o passageiro de um veículo, entre o vendedor e comprador de uma loja; etc.
É mais, os contatos que se fazem sempre por meios indiretos são secundários (rádio, telefone, serviço postal e outros), que são freqüentes nas grandes cidades.

23 comentários:

  1. a convivência humana é onde nós aprendemos a lidar com os outros de uma forma amigável e saudável onde o homem aprende com todos e não só com ele mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A convivência social é primordial para a formação e consolidação da identidade do indivíduo incluso neste meio.
      No entanto, os valores antagônicos dos diferentes grupos sociais (tribos) existentes são a gênese de problemas de boa convivência social até mesmo
      de conflitos étnicos.

      Excluir
    2. 1°pq dizemos que o ser humano é um ser social por natureza?
      2°Qual o principal grupo considerado o primeiro grupo social?
      3°Quais outros grupos que os seres humanos são capazes de fazerem partes?
      4°O que é condição de sobrevivência da espécie humana?

      Excluir
    3. Temos consiencia sim ninguém vive só. Mas vive em sociedade

      Excluir
  2. Amoo Convivência Humana

    ResponderExcluir
  3. Temos consciência niguém vive só.Necessitamos sempre da companhia de outros, claro nascemos num mundo social.Mas viver em sociedade exige paciência para lidar com situações de nervosismo. Em muitas ocasiões precisa-se calar ao invés de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como diz Aistoteles o homem sozinho ou ele é um Deus ou é um bruto.Por isso desde os primórdios existe a necessidade do ser humano viver uma casta.

      Excluir
  4. Eu preciso me adaptar com pessoas em locais fechados.

    ResponderExcluir
  5. Só precisam andar de metrô em SP

    ResponderExcluir
  6. Olá! Texto excelente. Poderia me dizer o autor? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  7. Por gentileza amigo(a), defina o que é isolamento social.

    ResponderExcluir
  8. Isolamento social é um comportamento complexo oriundo do íntimo do indivíduo que o perpetua. Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  9. Nos seres humanos temos os grupos familiares quando crescemos participamos do grupo escolares e de igrejas e grupos sociais

    ResponderExcluir
  10. A CONVIVÊNCIA HUMANA,OS CONTATOS SOCIAIS E O ISOLAMENTO E O PRIMÁRIO SÃO AQUELES QUE ASSOCIAÇÃO POR EXEMPLO, NASCEMOS CONHECENDO POUCAS PESSOAS E NO PASSAR DOS ANOS CONVIVEMOS COM VÁRIAS PESSOAS MESMO SENDO ANTISSOCIAIS QUERENDO OU NAO ELAS CONHECEM VARIAS PESSOAS. SEGUNDARIOS SÃO AQUELES CARACTERIZADO PELO MAIOR DISTANCIA SOCIAL EXISTENTE.

    ResponderExcluir
  11. Erick tharlem da Silva 6• E
    A convivência entre os humanos é onde aprendemos a lidar com todos os tipos de pessoas sem ter preconceito entre idade cor Raça pois todos nós somos iguais

    ResponderExcluir
  12. Carlos henrique da silva fagundes 6°E
    Conviver com humanos e aprender a lodar com todos os tipos e cada um com seu jeito todos nos somos semelhantes mais cada um tem seu jeito de ser assim aprendemos a amar cada um do seu jeito

    ResponderExcluir
  13. Convivência humana,é uma atitude, indispensável para o desenvolvimento do Mundo (sociedade) .

    É uma prática (atitude),facilita o estudo da própria sociedade em sí.

    ResponderExcluir
  14. Era para terefa de escola

    ResponderExcluir